Estrada do Sabor comemora 10 anos

 

    Um projeto apoiado pela Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) completou dez anos de existência. A Estrada do Sabor, de Garibaldi, integrou o Projeto Turismo no Meio Rural e Agronegócios.

     É chover no molhado dizer que o interior de Garibaldi sempre possuiu riquezas e potencial turístico de dar inveja a grandes centros do turismo no Brasil inteiro. As paisagens, a cultura, a gastronomia e as histórias sempre receberam incontáveis adjetivos para defini-los. O que faltava, então, para que o turismo se desenvolvesse de verdade?

     A Estrada do Sabor tem a resposta: organização. O roteiro, que completou dez anos no dia 26 de novembro de 2011, tornou-se referência para o turismo rural brasileiro e modelo internacional de sustentabilidade e empreendedorismo. Há anos é destacada em eventos do Governo Federal e, agora, até as Nações Unidas referem-se a ela como exemplo a ser conhecido e estudado.

     A simplicidade e a originalidade das cinco propriedades que formam a rota são seus grandes diferenciais. “Tivemos que aprender a conjugar o trabalho agrícola diário com a recepção aos visitantes”, diz a presidente da Associação Estrada do Sabor, Odete Bettú Lazzari, que faz sucesso com a Osteria Della Colombina e o porão de chão batido.

     A ideia teve seu desenvolvimento coordenado, inicialmente, pela iniciativa privada e, posteriormente, pela Atuaserra. Isto fez com que o turismo da Região Uva e Vinho é um modelo de gestão privada do turismo.

 

15 mil turistas já conheceram a “Estrada”


     Um livro registra a origem de quase todos os visitantes da Estrada do Sabor. Em dez anos, 15 mil visitantes, originários de todos os estados brasileiros conheceram, ao menos, uma das propriedades que integram o passeio. Além disso, lá estão turistas de 16 nacionalidades, entre eles italianos, alemães, japoneses e sul-africanos.

     Um evento, realizado na CIC, marcou a comemoração da primeira década da rota. As cinco famílias que integram a Associação Estrada do Sabor recepcionaram convidados, lideranças e autoridades de Garibaldi e região. “Nestes dez anos houve uma mudança de 180 graus em nossas vidas. Muitas coisas marcaram nesse período, mas nada é igual à autoestima das pessoas que fazem parte deste trabalho”, disse Odete.

     As famílias Bettú, Brugalli, Lazzari, Mariani e Vaccaro investiram para diversificar as atrações em suas propriedades, apostaram na produção orgânica e valorizaram os aspectos naturais e as heranças de seus antepassados. “A pavimentação das estradas é o grande desafio para ampliar o número de turistas”, diz Natalina Vaccaro.

     Jorge Mariani recebe visitantes que buscam aprender sobre produção ecológica e de como transformar uma propriedade em empreendimento turístico com os recursos já existentes. “As pessoas que moram em comunidades onde o turismo é ativo buscam a melhoria constante em suas propriedades e passam a cobrar com maior ênfase investimentos do Poder Público em infraestrutura”, salientou.

 

Roteiro será reconhecido pelo Plano Diretor Rural


     A elaboração do Plano Diretor Rural de Garibaldi está levando em conta a Estrada do Sabor. Tanto que as comunidades integrantes do roteiro e suas proximidades serão consideradas como região turística. Mariani, que atualmente é secretário Municipal de Agricultura, destaca que esta denominação foi aceita por unanimidade pelos moradores de todas as localidades envolvidas.

     “O projeto da Estrada do Sabor foi desenvolvido pela criatividade, diversidade e simplicidade das pessoas que o integraram, desde o início. O jeito autêntico de abrir as portas de casa e receber as pessoas no nosso dia-a-dia ainda é a nossa maior riqueza e maior diferencial”, conclui Mariani.

     Vilmar Bettú acredita no atendimento personalizado e de qualidade como grande meio de atrair visitantes. Jurema Brugalli diz que é preciso muita determinação para conciliar todas as atividades, mas que fazer com carinho e amor é fundamental. “Nós fazemos o que gostamos”, salienta.

 

Fonte: http://www.serragaucha.com/pt/noticias/projeto-estrada-do-sabor-comemora-10-anos/


© copyright 2012. Estrada do Sabor todos os direitos reservados.