Estrada do Sabor

 

     Nos dias 17 e 22 de fevereiro de 2012, a Osteria della Colombina, serviu de cenário para as gravações do documentário/filme, Brava Gente Italiana, organizado pelo produtor e diretor carioca Sérgio Sbragia e sua equipe de filmagens, as gravações foram realizadas nos municípios de Garibaldi, Carlos Barbosa e Coronel Pilar.

     A proposta do filme é juntar referências humanas e culturais que transitam pela herança e o fomento das tradições italianas na contemporaneidade. Entre os personagens que tem presença no documentário está o cantor e humorista garibaldense Valmor Marasca e o Grupo Sexta-Feira Alegre, que utilizaram as dependências externas e internas da Osteria como cenário, para as entrevistas e cantorias típicas da Imigração Italiana.

     Odete e Raísa Bettú Lazzari realizaram entrevistas relacionadas à gastronomia típica do imigrante italiano, mostrando algumas receitas, como a abóbora recheada e o nhoqui, receitas estas, que Odete aprendeu com sua mãe e sogra, e está mantendo as origens repassando-as para as filhas. Outro assunto relacionado a família Odete Bettú Lazzari, foi a permanência do jovem no meio rural nos dias de hoje, com o acesso a todos os meios de educação e comunicação, mas mantendo os seus costumes e dialetos.

     O lançamento do filme Brava Gente Italiana, está previsto para o final deste ano na cidade de Garibaldi.


© copyright 2012. Estrada do Sabor todos os direitos reservados.