Família Vaccaro presente no Dia do Vinho em POA

A Vinícola Vaccaro estará presente no “Dia do Vinho” em Porto Alegre, que ocorre de 29 de maio a 02 de junho. A comemoração já é tradicional e ocorre anualmente na Usina do Gasômetro, reunindo grande número de turistas e moradores de Porto Alegre.

Haverá degustação de produtos da Vinícola e divulgação do roteiro turístico Estrada do Sabor.


Conheça mais:

A Indústria Vinícola Vaccaro foi fundada em 1954, por Francisco Vaccaro e seus filhos Luis e Augusto Vaccaro, os quais sempre foram produtores de uva, entregando sua produção nas vinícolas maiores ou cooperativas. Naquela época era muito difícil o transporte, o mesmo era feito de carroça e distante, muito sofrido. Assim, o pai com seus dois filhos resolveram colocar sua própria vinícola, isto também porque já vinha com experiência dos bisavós que trouxeram da própria Itália.

Elaborando vinhos de seus próprios parreirais, tinham que vender este produto para uma vinícola engarrafadora porque não tinham como engarrafa por não ter marca conhecida. Pararam vários anos vendendo para terceiros, muitas vezes com prejuízo por ter altos estoques do produto.

Quando aumentou a família, os netos começaram a administrar juntos. No ano de 1992, vendo a crise, obrigou-se engarrafar e ter a sua própria marca com vinhos de mesa e sair a comercializar. Conseguiram apoio e o produto passou a ser conhecido, como sinônimo de qualidade e honestidade.

Aos poucos foram aumentando a linha de produtos, começando pelos vinhos finos tintos com marca própria, também vinhos personalizados para grupos de amigos.

Cada vez mais procurando novos produtos, foi lançado o Espumante Brut Champenoise, feito pelo método tradicional, o Espumante Moscatel e o suco de uva.

Hoje a empresa elabora em torno de 320 mil litros de vinho de mesa, 23 mil litros de vinhos finos, três mil garrafas de espumante e três mil garrafas de suco por ano.

Boa parte do vinho de mesa ainda é vendida a granel para outras engarrafadoras. O produto engarrafado é vendido no comércio local, na região e em outros estados, direto ao consumidor final. A família também é integrante do projeto turístico Estrada do Sabor, que recebe turistas para degustar os produtos e também adquiri-los diretamente.

Tudo isto com o grande apoio de uma associação de vinícolas que se chama AVIGA, um grupo unido e sempre em busca de qualidade. Anualmente a AVIGA realiza um concurso, uma avaliação dos produtos para ter a garantia da qualidade dos mesmos.

A Vinícola Vaccaro é uma empresa familiar. O responsável técnico é da família e não há mão-de-obra fora da família. Desde a produção das uvas até o consumidor final, todos os detalhes são cuidados pelas mãos da família Vaccaro.

Este é um pequeno relato da história da vinícola Vaccaro desde 1953 até 2013. Uma história de muito trabalho e também dificuldades, mas que existem em todos os setores.

Francisco Vaccaro Neto finaliza dizendo que “Não desanimamos, continuamos nosso empenho diariamente, porque vem nas veias continuar o que nossos antepassados começaram com muita luta e sofrimento”.

 

Um breve passeio pela querida Vinícola da Família Vaccaro:

https://www.youtube.com/watch?v=xnCuRKXAXSg


© copyright 2012. Estrada do Sabor todos os direitos reservados.