Garibaldi terá a primeira Colônia Italiana - Slow Food

Comer é fundamental para viver. A forma como as pessoas se alimentam tem profunda influência na paisagem, na biodiversidade da terra e nas tradições. Além disso, melhorar a qualidade da alimentação e arranjar tempo para a saborear é uma forma simples de tornar o cotidiano mais prazeroso. Esta é a filosofia do Slow Food. Na próxima quarta-feira, dia 28, no Hotel Casacurta, às 15h, haverá a apresentação do Convivium Primeira Colônia Italiana, Slow Food Garibaldi.

A secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, é a líder do grupo que inclui Garibaldi, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Carlos Barbosa – RS. Ivane acredita que a iniciativa irá contribuir com a qualidade da experiência gastronômica vivida pelos turistas e consumidores locais. “Estamos introduzindo um conceito internacional, que valoriza a cultura local, a vivência no tempo e no espaço, a vida. Este era um antigo sonho e estou por poder iniciar sua implantação” , finaliza.

De Garibaldi, até o momento, Rodrigo Bellora, do estabelecimento Valle Rústico, e Odete Bettú Lazzari, da Osteria della Colombina, associaram-se ao Projeto. A inscrição no Slow Food é válida por 12 meses, sendo possível a renovação.

 

Saiba mais

O princípio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção. O Slow Food opõe-se à tendência de padronização do alimento no mundo e defende a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, se tornando co-produtores.

Aos grupos locais do Slow Food, dá-se o nome de Convivium. Articulam relações com os produtores, fazem campanhas para proteger alimentos tradicionais, organizam degustações e palestras e encorajam os chefs a usar alimentos regionais. E o mais importante: cultivam o gosto ao prazer e à qualidade de vida no dia-a-dia.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Garibaldi


© copyright 2012. Estrada do Sabor todos os direitos reservados.