Noite dos Aromas e Sabores reuniu famílias do projeto Estrada do Sabor

As famílias integrantes da rota turística Estrada do Sabor, deixaram suas propriedades e levaram suas receitas e produtos para o Salão Comunitário de Linha São Jorge, na última sexta-feira, 29 de maio. O primeiro jantar ‘Noite dos Aromas e Sabores’ reuniu pratos e bebidas elaborados pelas famílias do roteiro, harmonizados com vinhos e espumantes ao som do Grupo Emozione.

As famílias integrantes do projeto: Família Bettú, Família Bettú Lazzari, Família Brugalli e Família Vaccaro prepararam um cardápio especial a base de: presunto tipo parma, queijo maturado colonial e polenta brustolada. Como primeiro prato foi servido sopa de capeletti, carne lessa, saladas diversas e pães; no segundo prato: nhoque a três queijos com salame defumado, tortéi, costelinha suína no forno e galinha recheada com pien. Além disso, as sobremesas serão: pudim, sagu com creme, abóbora caramelizada e frutas em calda. Houve ainda, a comercialização de vinhos e espumantes das Vinícolas Bettú e Vaccaro.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e da Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (Apeme).


Sobre o roteiro
Na Estrada do Sabor existe uma simplicidade desconcertante. O roteiro oferece a oportunidade de estar em contato com a paisagem, de caminhar pelos vinhedos, degustar vinhos elaborados com um minucioso processo de vinificação, provar os deliciosos pães cozidos em forno a lenha, geleias, grapa e licores caseiros, produzidos através da agricultura ecológica. As copas, os salames e, claro, a mesa farta com antigas receitas mantidas em segredo, ofertam sutis e delicadas combinações de condimentos e ingredientes, que representam o patrimônio e orgulho das famílias italianas.

Aqui há a possibilidade de interagir com os agricultores e pelas suas mãos sermos servidos, uma atitude que certifica e enaltece o que é oferecido. É um panorama que nos arrebata e nos faz transcender a experiência que temos com o tempo. Sentimo-nos convidados a entender mais e além do que nos propomos viver e compreender.

Na Estrada do Sabor descobrimos que sempre há, nas lembranças do outro, algo que nos conecta com nossas lembranças, pois os lugares e os objetos são portadores de memórias e estão impregnados de significados.


© copyright 2012. Estrada do Sabor todos os direitos reservados.