Osteria della Colombina é destacada em matéria no Correio do Povo

 

No jornal Correio do Povo de 22 de setembro, a Osteria della Colombina foi destaque em matéria intitulada “Incentivo à cultura gastronômica”.

A matéria reporta que a região da Primeira Colônia Italiana foi escolhida pelo movimento Slow Food como local Convivium ou Conviva, nome dado pela organização a áreas que valorizam e preservam características gastronômicas locais e regionais. A região abrange Garibaldi, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Carlos Barbosa. O nome Primeira Colônia surgiu porque esses municípios são territorialmente conhecidos pelas suas potencialidades, especialmente na agroindústria familiar, rotas do turismo rural, produção ecológica, convívio familiar em torno à mesa e festas comunitárias no final de semana.

O Slow Food surgiu em 1986, na Itália. “O Conviva é um contraponto à comodidade e ao poderio econômico. O alimento, além de bom e saboroso, é produzido respeitando o meio ambiente. Seus preços devem ser justos, tanto para quem produz como para quem consome”, afirma Ivane Fávero, Secretária Municipal de Turismo e Cultura de Garibaldi.

Outro aspecto importante é recuperar o que se perdeu, como variedades de sementes, legumes e verduras, e cepas de uva trazidas pelos primeiros imigrantes, além de não depender de sementes transgênicas. 

 


© copyright 2012. Estrada do Sabor todos os direitos reservados.